Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

A importância do Ômega 3 para a atividade física
Nutrição

Nutricionista:  Julia Lepri Longas

 

Imagem: blog.multiproteinas.com.br

A importância do Ômega 3 para a atividade física

 O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, um ácido graxo essencial, isso quer dizer que o ômega 3 deve ser obtido pela alimentação, já que o nosso corpo não consegue produzir esse tipo de gordura. O ômega 3 é encontrado em 2 formas diferentes, uma na forma de ALA (ácido alfalinolênico), encontrado em óleos vegetais como linhaça e chia e em nozes e na forma de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexaenoico), encontrado nos peixes gordurosos. Esse ácido graxo essencial é considerado um alimento funcional pela ANVISA pois auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos, mas para os atletas essa gordura pode ter outras propriedades funcionais.
 Os exercícios de alta intensidade contribuem para a excessiva formação de radicais livres e trauma e para um estado inflamatório, o que já disse em alguns posts anteriores, dessa forma, a literatura sugere que o consumo de ômega 3 principalmente na forma de EPA e DHA seja interessante para modular os efeitos inflamatórios do exercício ou até mesmo para modular doenças inflamatórias como a asma, que pode ser desencadeada pelo exercício.
 Outro benefício do consumo de ômega 3 é atenuar as alterações histológicas induzidas pelo exercício, podendo amenizar frequentes lesões musculares, causadas por atividades físicas intensas. A nutrição funcional destaca outro potencial efeito funcional do ômega 3, a vasodilatação, o que contribui para a melhora no fluxo de oxigênio e nutrientes para os tecidos.
 As doses recomendadas podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a individualidade bioquímica e a intensidade do exercício praticado, mas de qualquer maneira, estudos recentes comprovam que o consumo de ácido graxo ômega 3 pode ter um efeito benéfico a longo prazo no atleta e na prevenção de problemas cardiovasculares.
  Em atletas a suplementação de ômega 3 em forma de capsula pode ser necessária, pois o consumo através da alimentação de ácidos graxos ômega 3 na forma de EPA e DHA, que são os peixes, é difícil de ser adquirida. O ômega 3 na forma de ALA, também pode ter um efeito importante no exercício de alta intensidade, como por exemplo no caso das nozes que além de ser fonte de ALA oferecem um potencial efeito antioxidante, pelo bom conteúdo de compostos fenólicos e vitamina E, e de alguns minerais como cobre, cromo, ferro e zinco.

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322