A corrida emagrece, aumenta o condicionamento físico, melhora a autoestima e ainda diminui o estresse. Com tantos benefícios não fica difícil entender porque a corrida é uma das modalidades esportivas mais praticadas em todo o mundo.

O exercício aeróbio (corrida) melhora o sistema cardiovascular, assim ajudando no controle da Pressão Arterial, na diminuição do colesterol ruim e triglicérides além de ter um alto gasto calórico.

Um dos benefícios importantes da corrida além da liberação de hormônio causador de bem estar (endorfina) é a melhora na recuperação da frequência cardíaca, assim quando se tratando de saúde um menor batimento cardíaco e uma diminuição da pressão arterial, diminui o risco de doenças cardíacas.

O corredor melhora o trabalho do coração, a circulação sanguínea, e isso aumenta a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência e melhora na performance.

O aumento do condicionamento físico ocorre como resultado de uma série de repetidas sessões de exercícios físicos. As adaptações causadas no organismo pelo exercício serão planejadas de forma detalhada e estruturada, respeitando os princípios do treinamento desportivo (WERKHOSHNSKY, 1996).

Há vários tipos de nomenclatura de treinamento de corrida:Longos,
Ritmo, Intervalados, Fartlek, Regenerativos, Subidas, Descidas, Educativos de corrida, Específicos, Tiros, Trote/leve, confortável, Moderado. Esses treinamentos visam melhorar o desempenho e a execução dos movimentos e são necessários adicioná-los ao um planejamento com uma periodização adequada.

É importante entender o seu corpo para iniciar os exercícios e contar com ajuda profissional é fundamental para melhorar o desempenho.

Dica: A corrida é extremamente benéfica se realizada corretamente, procure alternar seus treinamentos com um trabalho muscular de força (musculação), assim tendo uma melhor proteção em suas articulações.

Vamos correr?
Prof. Ms. Alessandro Rocha
Assessoria Personal Run Ltda Me
www.aprun.com.br