Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Dicas para manter uma alimentação saudável nas festas de final de ano
Nutrição

 

Nutricionista: Julia Lepri Longas

 

imagem: www.osmais.com

Dicas para manter uma alimentação saudável nas festas de final de ano

O final do ano está se aproximando e junto com ele aparecem as festas de confraternização, reencontro com familiares e amigos, troca de presentes e o tão esperado natal e ano novo, é uma época de muita alegria e bons sentimentos. E junto com todas essas comemorações surgem as dúvidas, mas o que eu faço com a alimentação? Será que vou ganhar todos os quilos que perdi durante o ano? O que devo fazer?
Por isso, resolvi fazer esse post para mostrar para vocês que uma alimentação saudável é um conjunto de hábitos alimentares saudáveis, nenhum alimento é bom ou ruim por si só, é a combinação de nutrientes e quantidade deles que importa, uma pessoa saudável, é alguém que consegue manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários, mas que pode também se permite comer outros alimentos “não tão saudáveis” nessas épocas do ano, mas com moderação.
Tudo é uma questão de saber por onde começar e como começar. Para ajudar, vou mostrar algumas dicas:
- Antes de sair para festas de confraternização e reencontros, coma alguma coisa com maior teor de fibras que dá uma sensação de saciedade, ex.: saladas com carne ou raps com atum ou frango e salada, com o estômago cheio conseguimos controlar com mais facilidade a quantidade de alimentos que vamos ingerir.
- Não se esqueça de fracionar as refeições durante o dia e não ficar longos períodos de jejum, mesmo sabendo que você vai comer um pouco a mais a noite, não deixe de comer durante o dia, você pode reduzir um pouco da quantidade, mas NUNCA FIQUE SEM COMER, senão você com certeza vai exagerar na quantidade.
- Nunca deixe de lado o exercício físico, não fique parado, os corredores não têm desculpa, pois podem fazer seus treinos em qualquer lugar que tiverem, então corra, você mantém seu metabolismo acelerado e ajuda a gastar as calorias a mais que foram consumidas.
- Se for beber, beba com moderação, o álcool contém calorias vazias, isso quer dizer que não tem nenhum tipo de nutrientes apenas calorias. Outra dica para as pessoas que gostam da bebida alcóolica é ir intercalando com copo de água e se quiser pode colocar um pouco de limão espremido, isso evita a desidratação e ajuda a desintoxicar o organismo.
- No dia de natal, coma certinho durante o dia, fracionando as refeições como já é de costume, de 3 em 3 horas, pois a ceia de natal é muito tarde se você ficar esperando com fome até a hora da ceia a quantidade consumida será muito maior, não conseguimos controlar nossa fome, ainda mais com tantas coisas gostosas.
- Na ceia de natal pense na quantidade de alimentos consumidas, coma um pouco de cada alimento tipicamente natalino, mas não esqueça de comer a salada e as frutas que também compõem a mesa do natal. Invista nas carnes assadas que também são típicas dessa época, o peru é uma ótima opção.
- Prepare um prato bem colorido, que indica uma maior variedade de nutrientes e evite alimentos muito gordurosos.
- Não esqueça da água, beba no mínimo 2 litros de liquido por dia, isso inclui não só a água como também os sucos naturais, águas saborizadas (águas com frutas picadas) e chás.
- Coma devagar, pausadamente, aprecie os alimentos, isso ajuda na digestão e evita que você repita o prato.
- E a sobremesa? Escolha uma que você gosta mais e pondere na quantidade.
Ser saudável é estar em equilíbrio com o corpo e a mente. Reunir amigos e família, dar risadas, ser feliz, também faz bem para o nosso corpo, não se prive disso, apenas pondere na quantidade, siga as dicas que eu dei anteriormente e tenha uma ótima ceia de natal e um ano novo cheio de saúde. Nos dias pós festas, invista em alimentos “leves”, menos calóricos, beba muito liquido e faça atividade física.

Um feliz natal e que o ano que se inicia seja repleto saúde, felicidade e qualidade de vida!!

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322