Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Distúrbios do sono e atividade física
Saúde e Qualidade de Vida

 

Nutricionista Julia Lepri Longas

imagem: exame.abril.com.br

Distúrbios do sono e atividade física

O sono é uma fase de repouso para todos os sistemas, em especial o sistema nervoso central, o respiratório e o cardiovascular. O sistema nervoso central é sem dúvida, o principal beneficiário do período do sono, pois é nessa fase que ocorre a recomposição dos estoques de neurotransmissores e a consolidação da memória.
O sono pode ser dividido em 2 fases, que se alteram durante a noite. A fase REM (rapid eyes movement), quando a atividade cerebral assemelha-se ao estado de vigília com rápida frequência, nessa fase o relaxamento muscular atinge seu nível máximo, por isso é a fase de maior comprometimento dos roncadores e a fase com maior atividade cerebral, onde ocorre os sonhos e a estruturação cerebral dos mecanismos de aprendizado e memória. A outra fase do sono é a chamada não REM (NREM), onde a atividade elétrica cerebral é lenta e sincronizada, é nessa fase que ocorre o pico de liberação do hormônio do crescimento (GH) e leptina.
A quantidade ideal de sono tem grande variabilidade, mas é em média de 7 a 8h para os adultos e maior ou igual a 9h para adolescentes.
O exercício físico pode ajudar ou prejudicar a qualidade do sono, isso depende da intensidade e duração do exercício físico, quando se eleva a sobrecarga de exercício até um nível ideal, ocorre a melhor qualidade do sono. Por outro lado, quando a sobrecarga imposta pelos exercícios é extremamente alta, ocorre uma influência negativa direta sobre a qualidade do sono.
Existem substâncias que são moduladoras do sono, como as citocinas produzidas no período de recuperação após uma sessão de exercício agudo. O exercício físico pode alterar a concentração plasmática de citocinas pró-inflamátorias, que por sua vez, modulam o sono.
Estudos sugerem a importância do sono na recuperação entre as sessões de treinamento, em vista da associação entre a secreção de GH e o sono de ondas lentas, podendo o sono adequado levar a recuperação corporal. Além do sono ser benéfico na qualidade de vida (disposição física e percepção da saúde geral), na tensão e fadiga e na redução da sonolência diurna. Sem contar que, o distúrbio do sono provoca disfunção imunológica, com aumento da suscetibilidade a infecções, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, irritabilidade, alteração de humor e dificuldade de concentração.
Portanto um sono adequado, pode ser de grande valia para um atleta evitar lesões, produção de radicais livres e diminuição do tônus muscular, melhorando assim o desempenho do atleta.
Por isso, procure sempre dormir bem, no mínimo 7h por dia, evite comer alimentos pesados a noite e aumente o consumo de alimentos fonte de triptofano e chás como o de camomila ou de murungo que ajudam também na qualidade do sono.

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322