Pessoal! Hoje na matéria assinada pelo Alessandro Rocha, da Assessoria Personal Run, falaremos sobre lesões decorrentes das corridas.

Você sabia que o corpo tem a capacidade natural de absorver e dispersar o impacto gerado pela corrida? Sim, é verdade, isso corresponde a cerca de três vezes o peso do corpo, desde que essa adaptação ocorra de forma gradual.

Para que o corpo fique preparado para corrida é necessário gerar estímulos cada vez mais intensos na estrutura corporal. Bom, vamos lá, esses estímulos de treino são de acordo com a sua capacidade física, é sempre bom lembrar que todos os treinamentos devem ter um repouso pré-determinado, para que a máquina (corpo) possa descansar e não sofrer fadigas excessivas.

Oriente-se sempre com um professor de educação física especializado, ele é o melhor profissional para determinar como você deve fazer, já que você pretende correr com frequência. Essa combinação de estímulos e repouso, claro juntamente com uma alimentação adequada, fará com que você corra com saúde, evitando no máximo o aparecimento de lesões.

As lesões geralmente são decorrentes de diversos fatores, que podem estar relacionado com o corredor, conhecidos com fatores intrínsecos e/ou extrínsecos. Exemplos: Intrínsecos: (alinhamento de membros inferiores, tipo de pisada, desequilíbrios musculares, idade, sexo, lesões prévias). Extrínseco: (carga de treino, tempo, frequência e distância percorrida, calçados adequados, tipos de terreno).

As dores e lesões geralmente têm início como pequenos incômodos, aparentemente inofensivos, mas que podem ser um sinal do desenvolvimento de lesões crônicas mais graves, levando o corredor a sentir dores tão agudas que impossibilitam o treino normal. O que fazer quando começar a sentir os primeiros sintomas de dores? O ideal é buscar auxílio médico, pois nesse estágio de lesão costuma ser mãos fácil de tratar, permitindo a volta mais rápida para os treinamentos de corrida, lembre-se que o acompanhamento por especialistas pode ser muito útil na prevenção e detecção de lesões crônicas.

 

 
 
 
 
 

 

Tipos de lesões

 

Agudas: decorrentes de algum trauma direto e intenso, tais como torções graves e fraturas.

Crônicas: decorrentes de diversos pequenos traumas, que podem ou não evoluir para lesões maiores. Essas são as mais comuns em corredores de média e longa distância, devido principalmente à repetitividade e ao impacto dos movimentos gerados pela corrida.

 

Lesões mais frequentes na corrida

 

Síndrome da Banda Iliotibial – Fasceite Plantar – Tendinopatia do tendão do calcâneo (de Aquiles) – Estresse tibial – Fratura por estresse – Síndrome Patelo-femoral – Lesão muscular.

É importante entender o seu corpo para iniciar os exercícios e contar com ajuda profissional é fundamental para melhorar o desempenho. Para um maior esclarecimento sobre lesões, converse com seu médico!!!

Dica: A corrida é extremamente benéfica se realizada corretamente, procure alternar seus treinamentos com um trabalho muscular de força (musculação), assim tendo uma melhor proteção em suas articulações.

Beijos e até a próxima!!

Carolina Guidi

 

Prof. Ms. Alessandro Rocha

www.aprun.com.br

Fonte de informações: www.neo.org.br