Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Máscaras na prática da corrida
Corrida de Rua

 Máscaras na prática da corrida

 

A maioria das pessoas estão recomendando a prática de exercícios adaptados para se fazer em casa. Porém, no caso da corrida de rua e outros esportes praticados ao ar livre, fica impossível de serem feitos plenamente no ambiente caseiro.

 

Muitos corredores ainda tem receio de correr de máscara, pois são desconfortáveis e ainda são um empecilho no seu rendimento, ao dificultar o fluxo de ar. E sabe-se que quando a máscara fica úmida, sua eficácia acaba por completo.

 

Porém, na maioria dos lugares está obrigatório o uso de máscaras, então o que fazer?

 

Após pesquisar sobre o assunto, fica claro que o melhor seria correr sem máscara mesmo, mas tomando a precaução de buscar um lugar isolado para isso (isolamento social). Pois, estando sozinho, a possibilidade de se infectar é quase nula.

 

Porém, como muitas cidades estão até multando quem sai sem máscara, a lei se impõe e nos obriga a buscar uma alternativa, que seria: encontrar um tipo de máscara que não seja desconfortável, não fique úmida e possibilite uma respiração normal, mas que também seja eficaz contra o novo vírus.

 

A boa notícia é que existem alguns modelos que se enquadram nesses aspectos. Exemplos: máscaras feitas de material sintético (TNT ou neoprene), bandanas feitas de poliamida, e mais uma, recentemente produzida com knit (tecido semelhante ao de alguns tênis) que é específica para a prática esportiva.

 

Infelizmente, essa última é de custo mais elevado, mas as sintéticas e as bandanas são bem acessíveis e conseguem ao mesmo tempo proteger e permitir o fluxo respiratório necessário ao praticante de esportes. Mas, entre essas duas últimas, as bandanas ou “necktubes” são as mais indicadas, porque as de TNT ou neoprene ao longo da prática do exercício ficam úmidas e precisam ser trocadas. Já o tecido de poliamida é mais “respirável” e não retém quase nenhuma umidade.

 

A atividade física, conciliada a uma alimentação equilibrada, a uma boa hidratação e sono adequado, são armas poderosas para que se mantenha uma boa imunidade, além de saúde física e emocional. Sendo assim, manter-se em movimento é conquistar saúde. Seja em casa ou em locais públicos, tome as medidas de precaução, mas não deixe de se exercitar. A prática de esportes é uma atividade essencial, por isso o lema: corra bem para correr sempre.

 

Referências:

      Informes e notas da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) sobre coronavírus e exercício físico. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br/informes-da-sbmee-sobre-coronavirus-e-exercicio-fisico/>

      DE MÁSCARAS, ORIENTAÇÃO SOBRE O. USO. Nota Informativa COES MINAS COVID-19 ORIENTAÇÃO SOBRE O USO DE MÁSCARAS CASEIRAS/ARTESANAIS PELA POPULAÇÃO COMO MEDIDA DE CONTENÇÃO À TRANSMISSÃO DO COVID-19.

      AMOROSO¹, Diego et al. Recomendações para Reutilização Cíclica Racional de Equipamentos de Proteção Individual Durante a Pandemia por COVID-19 (Versão 1-12 de Maio de 2020).

 

 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322