Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO
Corrida de Rua

 MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO

 

Fala galera, tudo bem?

Vamos entender o que são métodos intervalados!!!

 

MÉTODO INTERVALADO

 

 O método intervalado surgiu na Alemanha em 1839 e foi aperfeiçoado em 1952 pelo fisiologista alemão Herbert Reidell (DANTAS 2003). Ele caracteriza-se por estímulos seguidos de recuperação parcial, o que leva a uma predominância da intensidade sobre o volume. Proporcionado o desenvolvimento da velocidade e a resistência anaeróbia (VERKHOSHANSKY, 1996).

 

·        Intervalado fixo: caracteriza-se pela reprodução do estímulo a cada período de tempo.

·        Intervalado progressivo: caracteriza-se pelo aumento da intensidade após cada período de intervalo.

·        Intervalado regressivo: caracteriza-se pela diminuição da intensidade após cada período de intervalo.

·        Intervalado variável: caracteriza-se pela alternância da intensidade (aumento ou diminuição), tanto para o período de trabalho como para o período de recuperação, com isso as cargas de trabalhos e de recuperação podem variar independentemente umas das outras.

·        Intervalado lento: Com um volume de 10 a 30 tiros, intensidades de 60% a 80% da máxima e com distâncias que podem variar de 200 a 1.000m, é característico do período de preparação básica do treinamento e sua demanda energética utiliza basicamente as vias anaeróbia lática e aeróbia. Intervalo ativo de recuperação com intensidade de até 50% da FC máxima.

·        Intervalado rápido: Com um volume de 30 a 60 tiros, intensidades de 95% a 100% da máxima e com distâncias que podem variar de 50 a 100m, é característico do período de preparação específica do treinamento e sua demanda energética utiliza basicamente as vias alática e lática.  Intervalo ativo de recuperação de 25m a 50m.

 

 

MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO

 

O método intervalado extensivo é voltado ao aprimoramento da resistência de média duração e, principalmente, da resistência de longa duração. Esses tipos de resistência muscular são características de provas (ou atividades físicas, como a corrida) com durações de 2 a 10 e de 10 a 30 minutos, respectivamente. Para atletas de elite, a prova de corrida de 3.000 metros com obstáculos é típica de resistência de média duração e as provas de corrida de 5.000 e 10.000 metros são típicas de resistência de longa duração.

 

O método intervalado extensivo ser bastante eficaz para o aumento do VO2máx e do limiar de compensação respiratória (RCT), promovendo adaptações orgânicas muito úteis para a corrida (e para diversas outras práticas), como:

·        aumento da densidade mitocondrial

·        aumento da capilarização muscular

·

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@aprun.com.br • (34) 99127-2322