Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO
Corrida de Rua

MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO

Fala galera, tudo bem?

Vamos entender o que são métodos intervalados!!!

MÉTODO INTERVALADO

 O método intervalado surgiu na Alemanha em 1839 e foi aperfeiçoado em 1952 pelo fisiologista alemão Herbert Reidell (DANTAS 2003). Ele caracteriza-se por estímulos seguidos de recuperação parcial, o que leva a uma predominância da intensidade sobre o volume. Proporcionado o desenvolvimento da velocidade e a resistência anaeróbia (VERKHOSHANSKY, 1996).

·       Intervalado fixo: caracteriza-se pela reprodução do estímulo a cada período de tempo.

·       Intervalado progressivo: caracteriza-se pelo aumento da intensidade após cada período de intervalo.

·       Intervalado regressivo: caracteriza-se pela diminuição da intensidade após cada período de intervalo.

·       Intervalado variável: caracteriza-se pela alternância da intensidade (aumento ou diminuição), tanto para o período de trabalho como para o período de recuperação, com isso as cargas de trabalhos e de recuperação podem variar independentemente umas das outras.

·       Intervalado lento: Com um volume de 10 a 30 tiros, intensidades de 60% a 80% da máxima e com distâncias que podem variar de 200 a 1.000m, é característico do período de preparação básica do treinamento e sua demanda energética utiliza basicamente as vias anaeróbia lática e aeróbia. Intervalo ativo de recuperação com intensidade de até 50% da FC máxima.

·       Intervalado rápido: Com um volume de 30 a 60 tiros, intensidades de 95% a 100% da máxima e com distâncias que podem variar de 50 a 100m, é característico do período de preparação específica do treinamento e sua demanda energética utiliza basicamente as vias alática e lática.

Intervalo ativo de recuperação de 25m a 50m.

MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO

O método intervalado extensivo é voltado ao aprimoramento da resistência de média duração e, principalmente, da resistência de longa duração. Esses tipos de resistência muscular são características de provas (ou atividades físicas, como a corrida) com durações de 2 a 10 e de 10 a 30 minutos, respectivamente. Para atletas de elite, a prova de corrida de 3.000 metros com obstáculos é típica de resistência de média duração e as provas de corrida de 5.000 e 10.000 metros são típicas de resistência de longa duração.

O método intervalado extensivo ser bastante eficaz para o aumento do VO2máx e do limiar de compensação respiratória (RCT), promovendo adaptações orgânicas muito úteis para a corrida (e para diversas outras práticas), como:

·       aumento da densidade mitocondrial

·       aumento da capilarização muscular

·       aumento da atividade enzimática aeróbia/anaeróbia

·       aumento da capacidade de tamponamento plasmático (aumento das reservas de bicarbonato de sódio).

O método intervalado extensivo também aumenta a capacidade de suportar níveis médios de acidose (lactato sanguíneo em torno de 6 a 8 mmol/litro) e aumenta a densidade de transportadores de lactato no sarcolema (proteínas MCT).

 

CARGA DE TRABALHO NO TREINAMENTO INTERVALADO

A quantificação da carga de trabalho para o treinamento intervalado tem uma característica diferente do treinamento contínuo, ela deve respeitar as características de cada desporto e a manipulação da carga deve respeitar as variáveis de intensidade do estímulo, número de repetições do estímulo, tipo de trabalho realizado na recuperação e frequência de trabalho por semana.

DETERMINAÇÃO DA CARGA DE TRABALHO NO TREINO INTERVALADO

 

 A determinação da carga deve respeitar as variáveis de intensidade e números de repetições do estímulo, o tipo de trabalho realizado na recuperação e a sequência de trabalho realizado na recuperação e a frequência de trabalho por semana.

  Velocidade:

            Para distâncias de até 200 metros, o tempo de estímulo deve ser de 1,5 a 5 segundos a mais que o melhor tempo para a mesma distância (Wilt, 1970).

- Estímulos superiores a 200 metros e inferiores a 1.000 metros - velocidade de trabalho deverá ser de 1 a 4 segundos menor que a velocidade média obtida para a distância de treinamento.

 Intervalo de recuperação:

- Para distâncias superiores a 800 metros, a relação de tempo de recuperação será de 1:1 ou 1:1⅟₂.

- Para estímulos de 400 a 600 metros, a relação será de 1:2.

- Para distâncias mais curtas, os intervalos terão uma relação será de 1:3.

 

Dica: A corrida é extremamente benéfica se realizada corretamente, procure alternar seus treinos trabalhando as variáveis específicas da sua modalidade esportiva. É importante entender o seu corpo para iniciar os exercícios, os determinados estímulos e recuperação, para entender mais sobre isso procure contar com a ajuda de um profissional de Educação Física especializado.

Vamos correr?
Prof. Me. Alessandro Rocha

Diretor técnico
Assessoria Personal Run Ltda Me
www.personalrun.com.br

 

Referências:

WILT, F.H. The acceleration of ribonucleic acid synthesis in cleaving sea urchin embryos. Dev. Biol., v.23, n. 3, p. 4444-55, 1970.

MACHADO, A.F.; EVANGELISTA, A.L. Corrida de Rua – perguntas e respostas. São Paulo: Phorte, 2014.

MACHADO, Alexandre F., Corrida: bases científicas do treinamento 1.ed., São Paulo: Icone, 2011.

 

 

 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322