Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Musculação para corredores
Musculação

 MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES

 

Corredor, saiba que musculação é recomendada e essencial para garantir um melhor desempenho na sua qualidade muscular, além de ainda proporcionar inúmeros benefícios para sua saúde e rotina de atleta.

 

Em relação a prática da musculação para corredores amadores, é muito comum ver a rejeição devido o contraste em realizar a corrida ao ar livre e a musculação em locais fechados, como as academias. Vamos acreditar que a real circunstância é a falta de informação adequada em relação aos benefícios que essa modalidade pode causar ao corpo e facilitar a prática regular na corrida de rua.

 

Bom, os benefícios não são poucos para aqueles que realizam o treinamento de força, entre eles, podemos destacar a manutenção da musculatura e a menor incidência de lesões, além de também a otimização de performance e uma redução de tempo de recuperação pós-treino.

 

Os atletas de corrida precisam primeiramente entender que a musculação não está ligada somente ao aumento de massa muscular (hipertrofia), mas sim no aumento de força que ajudará aprimorar o gesto motor, ou seja, deve se treinar de maneira complementar. Praticar musculação não irá diminuir a performance, mas sim melhorar a musculatura, onde facilitará na execução da mecânica da corrida e terá uma diminuição no dispêndio de energia.

 

O atleta desenvolve a capacidade de aplicar mais de um tipo de força durante a execução do gesto esportivo, em diferentes tipos de situações, técnica denominada força funcional. Tal capacidade não depende somente do tamanho do músculo, do número de fibras musculares e do tipo de fibras, mas também da capacidade do sistema nervoso em ativar as unidades contráteis desse músculo (Machado,2011).

 

A realização da periodização de treino de força para corredores, não é uma tarefa fácil, então é necessário individualizar, mesmo parecendo ser para mesma finalidade (corrida). Será preciso conhecer cada atleta e sua necessidade, exemplos: A velocidade que a força funcional será desenvolvida, tempo de recuperação após o estímulo, tipo de força a ser desenvolvido (potência, resistência) e as adaptações sobre a composição corporal.

 

Quais os principais exercícios utilizados na sala de musculação para corredores?

 

·        Exercícios básicos que melhoram a postura e a eficiência da mecânica na corrida (abdominais, pranchas frontal, lateral e dorsal);

·        Exercícios básicos que melhoram os músculos que atuam na corrida (agachamento livre, leg press, mesa flexora, cadeira abdutora, panturrilha);

·        Exercícios específicos que trabalham os músculos de forma semelhante à ação da corrida (Afundo ou avanço, Stiff, cadeira adutora);

·        Exercícios de coordenação e equilíbrio (escada de coordenação, exercícios proprioceptivos);

·        Devem-se evitar cometer os seguintes erros (não treinar membros superiores, não treinar exercícios com execução unilateral e alternada, não fazer alongamentos).

 

Entre os benefícios para os corredores com o treinamento de força podemos destacar:

 

·        Prevenção de lesões – A musculação melhora/manutenção da capacidade do músculo, ao gerar os gestos motores ocorridos pela corrida como encurtamento e alongamento, assim diminuirá o impacto gerado sobre as articulações;

·        Melhora a postura – O trabalho de exercícios específicos para a região do “core” irá melhorar o equilíbrio entre membros superiores e inferiores, assim gerando uma melhora na ação da mecânica da corrida;

·        Aumento da massa óssea – a melhora está ligada ao impacto gerado pela sobrecarga na musculatura, assim aumentando a densidade óssea e prevenindo possíveis fraturas.

·        Proteção articular – Durante a corrida as articulações recebem um impacto gerado de forma dispersa que poderá alcançar até três vezes o peso corporal, a musculação de forma como manutenção/ganho da massa magra ajudará a proteger as articulações envolvidas na ação mecânica da corrida.

 

Dica: Ao realizar os treinos de força é necessário se atentar ao período de sua periodização, onde a fase base deve se treinar mais força, fase específica mais potência, evitar treinos de força pura antes dos treinos longos, ritmos e intervalados. É importante entender o seu corpo para iniciar os exercícios e contar com a ajuda de um profissional de Educação Física especializado.

 

Vamos correr?
Prof. Ms. Alessandro Rocha

Diretor técnico
Assessoria Personal Run Ltda Me
www.personalrun.com.br

 

REFERÊNCIAS:

MACHADO, Alexandre F. Corrida de Rua: perguntas e respostas, 1 ed. São Paulo: Phorte, 2014.

 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@aprun.com.br • (34) 99127-2322