Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

O papel da suplementação em exercícios de alta intensidade
Nutrição

 

Por: Julia Lepri Longas

Imagem: o2porminuto.ativo.com

 

O papel da suplementação em exercícios de alta intensidade

 Os suplementos alimentares podem ser definidos como alimentos/nutrientes que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de um indivíduo saudável, quando sua ingestão através da alimentação for insuficiente, ou quando a dieta requer uma suplementação.
 Os suplementos podem ser encontrados na forma de tabletes, cápsulas, géis, líquidos, pós e barras, eles podem ser classificados como um recurso ergogênico no esporte, em virtude se suas supostas capacidades de melhorar o desempenho atlético. Os recursos ergogênicos alimentares podem promover a melhora na performance e/ou aumentar as adaptações ao treino, além de melhorar a eficiência do exercício e/ou aumentar a recuperação pós treino e permitir que o atleta tolere treinos pesados em um melhor grau auxiliando na recuperação rápida ou na manutenção do organismo saudável livre de danos teciduais durante o treino intenso.
 A prática de corrida pode significar algumas horas de exercícios diário com níveis de esforço que variam de baixa à alta intensidade, sem dúvida o regime de treinamento de um corredor representa importantes implicações fisiológicas e nutricionais para o indivíduo. Dessa forma, alguns suplementos alimentares podem ser necessários para suprir as necessidades dos atletas por apresentar uma facilidade na administração e uma rápida absorção que as vezes é necessário depois de algum tempo de treinamento.
 Em exercícios de endurance como é o caso da corrida de rua os suplementos mais importantes para ajudar na performance e na recuperação muscular, são os eletrólitos, que durante o exercício prolongando pode haver a eliminação de eletrólitos pela sudorese como o sódio, potássio, cálcio, fosforo, magnésio e zinco e essas alterações nas concentrações dos eletrólitos no plasma pode prejudicar o desempenho do atleta durante a corrida, e os suplementos a base de capsulas ou géis ou tabletes pode ser necessário para repor os estoques de nutrientes promovendo a melhora da performance. Os carboidratos também se fazem necessários quando o exercício intenso ultrapassa 1hora de duração, pois depois de 1hora os estoques de glicogênio muscular acabam e a reposição se torna necessária, a forma mais fácil são os carboidratos em géis que já contém alguns eletrólitos, mas pode ser utilizado também mel, frutas secas, purê de batata, e isotônicos. E o que não pode faltar também na dieta de um corredor são as proteínas e aminoácidos, que podem ser usadas na forma de suplemento durante os treinos ou no pré e pós treino pela facilidade de absorção e praticidade de ingestão, para evitar danos musculares e retardar a fadiga.
 Nunca se esqueçam a alimentação de forma natural sempre tem que ser a base para a dieta de um atleta, mas os suplementos podem ser grandes aliados se forem administrados da forma correta, no horário certo, na quantidade certa, e o suplemento certo, por isso a dieta ideal é aquela feita de acordo com a individualidade bioquímica de cada atleta. 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322