Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

O uso da própolis na alimentação
Nutrição

 

Nutricionista - Julia Lepri Longas

 

imagem: www.drrondo.com

O uso da própolis na alimentação

As própolis são produzidas pelas abelhas Apis Melifera assim como o mel que consumimos. A própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado pelas abelhas de ramos, flores, pólen, brotos, botões florais e exsudados de plantas, à qual as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen, para a elaboração do produto final.
O uso do extrato etanólico de própolis destaca-se por apresentar atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante, anestésica, antioxidante e estimuladora do sistema imunológico, sendo muito utilizado pela indústria farmacêutica para combater gripes e resfriados.
Estudos recentes mostram também que o uso de compostos naturais com atividade antioxidante, tem sido muito utilizado por apresentar grande relevância na oxidação lipídica, já que os antioxidantes sintéticos, podem não ser boas alternativas por formarem compostos tóxicos nos alimentos. Essa atividade antioxidante da própolis pode vir dos flavonoides, como quercetina, flavonas e isoflavonas, flavononas, catequinas e isocatequinas. A quercetina é uma bom quelante e sequestrador de radicais livres, não permitindo a ação de espécies reativas de oxigênio.
Com esse alto teor de fotoquímicos, os benefícios da própolis vão muito além de apenas combater gripes e resfriados, tem sido muito utilizada como estratégia preventiva, como forma de oferecer fotoquímicos diariamente, melhorando o fator de inflamação.
Sendo assim, é um ótimo aliado dos atletas, pois como já disse em post anteriores, o exercício físico gera um estresse no organismo e leva a formação de radicais livres, o que leva o atleta a queda de rendimento e pode levar a uma lesão. A utilização de composto fotoquímicos como a própolis podem melhorar a imunidade do atleta, diminuir a disbiose (desiquilíbrio da microbiota intestinal), melhorar a pele, modular o estresse oxidativo e detoxificar os radicais livres.
Pode ser utilizado todos os dias, colocando 10 gotas em sucos e chás, é barato, simples e eficiente. 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322