Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Os benefícios da palatinose para exercícios de alta intensidade e longa duração
Nutrição

 

Nutricionista: Julia Lepri Longas

Os benefícios da palatinose para exercícios de alta intensidade e longa duração
A palatinose é um carboidrato puro e cristalino, derivado da fonte natural de sacarose. A palatinose é produzida num processo biotecnológico, extraindo o açúcar da beterraba através de uma enzima naturalmente ativa com a capacidade única para modificar a estrutura molecular da sacarose tradicional. O microorganismo que produz esta enzima é o Protominobacter rubrum, garante sua fonte de alimento, criando seu próprio carboidrato.
Como isso funciona: a utilização da sacarose como fonte de energia requer a divisão do vínculo que liga as duas partes moleculares de sacarose, glicose e frutose. O Protominobacter rubrum, é capaz de reorganizar este vínculo, resultando em um novo carboidrato com uma maior estabilidade, esse carboidrato resultante é a palatinose.
Dessa forma, a palatinose é o único carboidrato funcional, devido suas propriedades nutricionais e fisiológicas, que é totalmente digerível e lentamente liberado, fornecendo energia de forma prolongada.
Uma das principais propriedades da palatinose é ela apresentar muito baixo índice glicêmico (32), garantindo um suporte de energia balanceado, sem altos e baixos índices de glicose no sangue. Sem contar que ela fornece mais energia por mais tempo, pois é hidrolisada e absorvida de 4 a 5 vezes mais lentamente que a sacarose. Dessa forma, fornece glicose como combustível para o corpo e o cérebro no momento em que a digestão e absorção de sacarose ou glicose pura tenha se encerrado. Durante corridas longas ou outros exercícios de alta intensidade e longa duração, isto significa um fluxo constante de energia por mais tempo, comparado a outros carboidratos, retardando assim a fadiga muscular.
Outro benefício interessante da palatinose, é a mesma promover a queima de gordura, isso deve – se ao fato dela provocar uma absorção muito distinta que leva a liberação de energia de glicose, exatamente no nível onde provoca um aumento na taxa de metabolização de gordura com o potencial de poupar o glicogênio. Isso quer dizer que, a palatinose quando utilizada antes do exercicio, poupa as reservas de glicogênio hepático e muscular e utiliza a gordura e os ácidos graxos como fonte de energia, o glicogênio só será utilizado quando for mesmo necessário, isso garante maior resistência e melhora no rendimento físico. 
Além disso, a palatinose protege os dentes, por ser dificilmente fermentada por micróbios orais, devido a ligação mais estável da glicose-frutose. Dessa forma, ela é considerada um alimento não cariogênico, ou seja, não provoca cáries.
A palatinose também possui baixo índice insulinêmico, ou seja, não permite que se forme uma elevada concentração de insulina no organismo, evitando picos de insulina, sendo assim, uma ótima alternativa de carboidrato para atletas diabéticos.
A palatinose é uma gestão moderna de energia e pode ser uma ótima alternativa para atletas de alto rendimento por todos os benefícios descritos acima, a quantidade e o horário de administração, depende do exercício praticado, individualidade bioquímica e objetivos pessoais, por isso procure sempre um nutricionista esportivo para adequar sua alimentação e suplementação com a pratica de exercício físico.

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322