Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

Próbiotico e exercício
Nutrição

 

Nutricionista: Julia Lepri Longas

Imagem: wp.clicrbs.com.br

 

Próbiotico e exercício
As bactérias próbioticas são descritas como microrganismos vivos que beneficamente modulam a microbiota e saúde do hospedeiro. A influência dos próbioticos sobre a microbiota intestinal humana envolve fatores como a competição exclusiva contra patógenos e microrganismos indesejáveis, efeitos antagônicos e imunológicos, resultando no aumento da resistência corporal, ou seja, as culturas bacterianas próbioticas estimulam a multiplicação de bactérias benéficas, dificultando a proliferação de bactérias prejudiciais.
Em atletas treinados, há evidencias que indicam o potencial dos próbioticos para reduzir a incidência e gravidade de infecções do trato respiratório e para encurtar a duração ou prevenir as infecções do trato gastrointestinal. Outras evidencias indicam que, os próbioticos ajudam a atenuar o aumento induzido pelo exercício de citócinas pró e anti-inflamatórias e colaboram para aumentar os níveis de antioxidantes no plasma.
A prática de exercícios físicos exige bastante do organismo em termos de nutrientes, sendo que, se o atleta tiver uma alteração da flora intestinal, podem resultar no aumento das bactérias patogênicas e consequentemente na destruição de vitaminas, inativação de enzimas, produção de toxinas cancerígenas e destruição da mucosa intestinal, levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes. Esta situação pode ser regularizada com o uso de próbioticos, que visam adequar a microbiota intestinal, garantindo uma ótima absorção de nutrientes e consequentemente a melhora na performance do atleta.
Além disso, exercícios extenuantes podem inibir a imunidade inata, pela redução da proteção da mucosa do trato gastrointestinal, e os próbioticos tem papel de incrementar o sistema imune da mucosa em atletas. Sem contar que, esses microrganismos vivos tem a capacidade de modular o impacto na função imune que ocorre logo após o exercício físico.
Os próbioticos podem ser ingeridos através de alimentos como, leite fermentado, iogurtes, coalhadas e queijos e também podem ser consumidas em forma de suplementos em capsulas ou em pó. O melhor alimento ou suplemento de microrganismos vivos, depende dos sintomas apresentados e tipo e intensidade do exercício praticado, por isso procure sempre um nutricionista esportivo para adequar sua alimentação com o exercício praticado.


 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322