Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO E CORRIDA DE RUA
Psicologia

 PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO E CORRIDA DE RUA

A Psicologia do Esporte, em linhas gerais, é a ciência que estuda o comportamento humano em contextos esportivos e de exercício físico, possibilitando sua aplicação prática nos ambientes de atividade física.

A corrida de rua, de acordo com as conceituações da Psicologia Esportiva, pode ser considerada tanto um esporte de alto rendimento, quanto esporte recreativo, dependendo dos objetivos do corredor.

Destaca-se que tanto em um quanto em outro, o psicólogo do esporte busca o bem estar psíquico do praticante.

Em um contexto de alto rendimento, o profissional da psicologia buscará a otimização da performance do atleta, profissional ou amador, bem como de equipes, por meio do entendimento de como as emoções, sentimentos e comportamentos influenciam na prática esportiva e utilizará técnicas específicas, possibilitando assim o alcance de melhores desempenhos e resultados.

Um dos aspectos principais quanto ao treino mental para este esporte é a capacidade de gerenciamento da ansiedade e de pensamentos do atleta enquanto ele corre. O corredor pode aprender a lidar de forma mais assertiva com a ansiedade e dar respostas mais adequadas às pressões internas e externas por resultados.

Durante o acompanhamento realizado pelo psicólogo esportivo, é manejado o equilíbrio entre as dificuldades emocionais apresentadas pelo atleta de forma a minimizá-las e as capacidades que ele já possui e aquelas que poderão ser desenvolvidas. Durante a competição o corredor irá vivenciar na prática o equilíbrio trabalhado anteriormente durante a preparação psicológica.

Este foi um exemplo de como a psicologia do esporte pode trazer benefícios ao corredor, visando sempre ao cuidado com sua saúde psíquica, seu equilíbrio emocional e à obtenção de desempenhos mais satisfatórios.

Nair Martins de Almeida
Psicóloga- CRP 04/40529

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322